06/02/14

DECO | DESIGN: The Tiny Project

Sem comentários:
 
Um dos sinais destes tempos globalizados que vivemos são os problemas que atingem de forma idêntica as pessoas em todo o mundo. Um deles é a habitação, ou melhor, a falta dela por dificuldades económicas. Este flagelo é transversal a todas as faixas etárias e atinge também os países mais desenvolvidos.
Mas onde há um problema, muitas vezes existe uma solução. Senão vejamos o caso de Alek, um web designer a viver com a namorada e o animal de estimação na California. Cansado de pagar um preço incomportável pela renda de casa, e determinado a ter a sua própria residência, resolveu meter mãos à obra. Assim nasceu o The Tiny Project, com objectivos bem definidos: viver uma vida livre de dívidas, mais simples, mais consciente, e ao fazê-lo dar o exemplo e educar a comunidade sobre formas alternativas acessíveis e mais sustentáveis ​​de vida.
Nas palavras do próprio "o intuito do projeto é construir uma casa pequena. Habitando um espaço tão pequeno vou ser obrigado a viver de uma forma mais simples, organizada e eficiente. Sem espaço para acumular coisas, vou ser obrigado a passar mais tempo ao ar livre, na natureza e a envolver-me com a minha comunidade. Isto irá trazer mais saúde e relacionamentos saudáveis. Como deixo de pagar renda vou poupar dinheiro, permitindo uma vida menos agitada de trabalho e mais tempo e recursos para a saúde, lazer e viagens. Ao viver numa casa tão pequena cada área da minha vida vai ser mais simples, menos caótica, e livre de tudo o que é supérfluo."
Este projecto está inserido no movimento Tiny House, que está a ganhar rapidamente popularidade nos EUA e em outros pontos do planeta. Embora não existam duas casas pequenas iguais, elas partilham muitos princípios fundamentais. Apesar de uma casa poder ser erguida sobre uma fundação, muitas pessoas optam por construi-las em cima de um reboque com estrado, para tornar a casa móvel, e também para evitar os requisitos exigidos às casas normais. Sendo um reboque, a casa é considerada como uma caravana, e não precisa de ter as mesmas licenças, códigos e regras. Claro que estas casas pequenas têm na mesma o seu próprio conjunto de restrições, principalmente no que diz respeito ao tamanho. A típica casa pequena inclui muitas vezes uma área de loft para adicionar espaço extra para uma cama.

Salar de estar.

Sala de estar com acesso ao loft, através da escada, e à cozinha e casa-de-banho.

Pormenor na sala de estar.

Loft.

Cozinha.

Cozinha: prateleiras colocadas estrategicamente.

Cozinha: arrumação pensada ao pormenor.

Casa-de-banho.


Exterior: zona de entrada.

Exterior: parte de trás.

Exterior: parte de trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff